MBA não faz líderes

por Abraham Shapiro

Ninguém ou poucas pessoas estão atentas para um fato terrível. Os programas de MBA se popularizaram demais mais como pré-requisito para a formação de bons líderes. E esta é uma ilusão desmedida. Não criam gestores responsáveis em sala de aula. Esta colocação não é só minha. Aliás, se fosse exclusivamente minha poderia ser discutível. O renomado pensador da administração e autor de mais de 15 livros sobre gestão, o acadêmico canadense Henry Mintzberg, esteve no Brasil semana passada e falou exatamente sobre este que tem sido assunto levantado tantas e tantas vezes em nossos comentários e boletins.

Colocar jovens sem experiência em um curso para transformá-los em gestores não é uma medida responsável. Os MBA´s deveriam ensinar administração apenas a gestores, mantendo os alunos no ambiente profissional e dando a eles a chance de aprender com suas próprias experiências, ao invés de deixá-los ouvindo palestras e escrevendo artigos. A gestão é uma prática e para aprender como se faz é preciso compartilhar seus avanços com outras pessoas. Um bom programa de MBA deveria dar aos alunos a oportunidade de aprender uns com os outros.

Há mudanças muito interessantes acontecendo no Brasil. O país é o mais interessante do mundo neste momento. Aqui se questiona ‘por que não’, o que é maravilhoso. As pessoas no Brasil são muito abertas e flexíveis e estão sempre tentando e experimentando coisas novas.

No país onde as pessoas são mais confiantes para fazer as coisas do jeito certo  e muitas ainda são confiantes em “dar um jeito” para que tudo dê certo, é o lugar onde precisamos tomar consciência de que a prática e a gramática devem andar de mãos dadas. Isso é o que, de fato, constrói líderes autênticos.

Fonte: Shapiro Consultoria – Blog Profissão Atitude

A nVersos Editora lançará, no início de 2012, o livro “Torta de Chocolate não mata a fome – Inspirações para a vida, o trabalho e os relacionamentos”, por Abraham Shapiro.

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s