Como ler para aprender

Por Abraham Shapiro

Tenho um  amigo que adquiriu gosto pela leitura. Tudo o que os amigos indicam ou lhe atrai a atenção, ele lê com avidez e espírito investigativo. E não só. Ele nutre expectativa de desenvolver suas competências pessoais e profissionais através de seus estudos. No entanto, esse desenvolvimento pretendido tem sido lento. Ele tem dificuldade em converter o que lê em atitudes concretas. E ao longo do tempo, ele se culpa por esta aparente baixa capacidade de aprendizagem.

Muitas pessoas vivem dificuldade igual e até desanimam ou abandonam o sadio hábito da leitura – o que é mau.

Vai aqui uma dica importante para aqueles que desejam aumentar seu rendimento e aproveitamento de estudos, transformando-os em prática.

Não leia para aprender e depois praticar. A sequência ler, aprender e praticar não é eficaz. É um caminho demais longo, com múltiplas possibilidades de perda por esquecimento e outras formas de dissipação mental. Nossa mente retém mal letras e  textos. Para que se fixem é preciso ler muitas e muitas vezes, o que parece inviável.

O melhor e mais indicado é ler e praticar para depois aprender com o que se vivenciou na prática. Se necessário for, retorna-se à leitura durante a fase de vivência a fim de conferir detalhes, mas não sem antes ter-se esforçado ao máximo em prática-la.

A receita é simples. Durante a leitura, saliente tudo o que mais lhe atrair. Pontue no próprio livro ou transcreva a um caderno os detalhes que lhe chamam a atenção. Depois, esforce-se para pôr estes pontos em prática em todas as circunstâncias propícias que lhe surgirem. Então, durante este processo, observe tudo o que fôr novo e benéfico. Isto é que poderá se transformar em aprendizagem real e sólida, pois trata-se de uma experiência pessoal.

Com certeza, isto lhe trará uma poderosa satisfação, e ajudará você a atingir ótimas e valiosas competências em todos os campos de sua vida.

Leia mais, e enriqueça a sua vida e seu trabalho.

Fonte: Shapiro Consultoria – Blog Profissão Atitude

O livro “Torta de Chocolate não mata a fome – Inspirações para a vida, o trabalho e os relacionamentos”, de Abraham Shapiro, será lançado pela nVersos Editora, em 2012.

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s