Pressão por pressão é destruição

Por Abraham Shapiro

Fazer pressão sobre funcionários sem que a empresa esteja organizada, sem que se tenha um planejamento e uma estratégia clara a todos envolvidos, é um problema maior do que não ter nada disso.

Pressão descontrolada causa doenças, frustração e evasão de pessoas que precisam estar comprometidas.

Tenho dito e lembrado em meus boletins o quanto é importante procedimentar processos, definir as função do organograma, estabelecer metas atingíveis e crescentes em cada área. Só após isto é a hora de cobrar desempenho e, se necessário, pressionar.

É preciso respeitar as possibilidades reais das pessoas e da organização – assim como das máquinas e demais recursos. Pressão por pressão é insanidade.

A regra fundamental é dar, preparar, comunicar e treinar bem. Depois exigir. A cobrança só se justifica quando todos sabem o que se passa e como fazer. Antes disso, qualquer pressão é destrutiva.

Uma empresa sadia dará aos funcionários condições para que tenham lazer. Conheço uma que após um pico de alta demanada no trabalho concede ao profissional a opção de uma folga ou sair mais cedo nos dias posteriores.

Férias são importantes. Elas ajudam a desligar a panela de pressão e a recarregar energias.

No caso de gestores, o acúmulo de pressão pode ser amenizado delegando mais funções a membros de sua equipe.

A pressão pode ser positiva quando mantém o profissional motivado a superar desafios. Mas exige um estado emocional equilibrado.

Novamente quero lembrá-lo. Se o básico de sua empresa não está perfeitamente organizado, todas as ações potencializam crises. Em vez de ajudar, suas ideias só causarão maior estresse e distanciamento de todos dos bons objetivos que você deseja implantar. Adie seus planos. Invista em uma boa consultoria e seja humilde para realizar os sacrifícios que forem recomendados. Os frutos virão. Mas após isso. Só após.

Fonte: Shapiro Consultoria – Blog Profissão Atitude

O livro “Torta de Chocolate não mata a fome – Inspirações para a vida, o trabalho e os relacionamentos”, de Abraham Shapiro, será lançado pela nVersos Editora, em 2012.

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s