Precauções contra a crise

Por Abraham Shapiro

Há uma crise econômica fazendo estragos nos EUA, na Europa e já incomoda também a China.

No Brasil as notícias de uma crise local são tímidas. Parece um pouco diferente da “marolinha do Lula”, em 2008. E o governo começa a ficar preocupado. Um importante jornal estampou como manchete esta semana: “Dilma prepara armas anticrise”. Isto mostra que existe um risco para o Brasil, sim.

Mas não importa o que eles fazem. A verdade é que qualquer empresa deve estar pronta para enfrentar crises particulares ou coletivas todos os dias. Por isso, vou relembrar aqui duas regras eficazes que funcionam em qualquer época, situação e lugar. São poderosas. Mas sua eficácia depende de atitude. Caso fiquem somente na intenção ou no discurso, nada farão! Inclusive por você!

A primeira: se uma crise reduzir o tamanho de seu mercado em X% do que ele é hoje, você não precisará reduzir as suas metas na mesma ou maior proporção. Ao contrário. Você deve investir em ampliar a sua disputa pelo mercado que restar, e aproveitar para crescer o que for possível. Será mais difícil, sim. Mas continuará havendo consumo. E o objetivo é que as pessoas comprem de você, certo?

Hoje elas compram espontaneamente. Caso uma dificuldade econômica venha, elas perderão essa espontaneidade. Você precisará ir até elas e pôr em prática as boas e velhas técnicas de venda. E daí? Você está pronto? Sua equipe está apta para vendas difíceis? Seu pessoal tem motivação suficiente para tempos de adversidade? Eles estão treinados?

Vamos à segunda regra. Esta é muito prática e objetiva. Quem não é visto, não é lembrado. Portanto, nem pense em reduzir ou encerrar suas contas de propaganda que falam da sua empresa e produtos ao seu público alvo. E você, que nunca fez propaganda, passe a fazer. Seja visível e mantenha-se visível. É a salvação.

É como disse Tomas Jefferson, presidente dos Estados Unidos: “Eu acredito muito na sorte. E quanto mais duro eu trabalho, mais sorte tenho”.

Fonte: Shapiro Consultoria – Blog Profissão Atitude

O livro “Torta de Chocolate não mata a fome – Inspirações para a vida, o trabalho e os relacionamentos”, de Abraham Shapiro, será lançado pela nVersos Editora, em 2012.


Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s