Cassio A. Spina comanda palestra sobre “Investidor-Anjo” e explica como modelo de empreendedorismo ajudou empresas

No dia 08 de dezembro, o “investidor-anjo” Cassio A. Spina, participa da palestra Os Desafios na Obtenção do “Investimento-Anjo”. Baseada no livro “Investidor-Anjo – Guia prático para empreendedores e investidores”, lançado pela nVersos Editora, a palestra apresenta aos novos e experientes empreendedores um novo modelo de investimento, que foi fundamental para o crescimento de empresas como Twitter e Facebook, e explica o processo para obter esse recursos, avaliando os riscos e benefícios do mercado das startups.

A palestra gratuita começa às 18h30, na Livraria Cultura, do Shopping Market Place. Lançamento da nVersos Editora, o livro apresenta um novo modelo de investimento de pessoa física e explica seus benefícios econômicos.

Grandes criações nascem de ideias simples, práticas e arrojadas. Entretanto, o sucesso de boa parte dos projetos depende de uma administração eficiente, bons relacionamentos, estratégias de marketing e, principalmente, de investimentos. Todas essas qualidades estão reunidas no conceito do “Investidor-Anjo”, um perfil de investidor criado nos Estados Unidos e ainda pouco conhecido no Brasil, que reúne experiência, estabilidade, inovação e recursos financeiros.

Com 25 anos de experiência na área do empreendedorismo, Cassio A. Spina lança, pela nVersos Editora, “Investidor-Anjo – Guia prático para empreendedores e investidores”. O evento de lançamento acontece no próximo dia 08, na livraria Cultura do Shopping Market Place, e será marcado pela palestra gratuita Os Desafios na Obtenção do “Investimento-Anjo”, comandada pelo autor, a partir das 18h30.

O livro aborda, de forma prática, o processo que inclui novos investimentos e explica os principais conceitos que definem este novo perfil de investidor. Destinada a empreendedores novatos e experientes, a obra explica a importância do “Investidor-Anjo” no financiamento de novas ideias e apresenta um rápido panorama do perfil deste tipo de empreendedor no Brasil e reúne orientações sobre como se tornar um deles.

Origem e efeitos
O termo “Investidor-Anjo” nasceu nos Estados Unidos e, em princípio, buscava obter fundos para negócios que ofereciam riscos e altos retornos, como os espetáculos da Broadway, no início do século XX. Com a evolução do conceito, a captação destes recursos e o perfil dos investidores mudaram. Hoje, os investimentos são feitos por grupos de pessoas físicas, em empresas iniciantes à procura de um modelo de negócios repetível ou escalável, trabalhando em condições ainda incertas – as chamadas startups. Poucos sabem, mas esta modalidade de empreendedorismo foi fundamental para a criação de grandes empresas, como Google, Facebook e Twitter.

No Brasil, os mercados de startups que mais conquistam “Investidores-Anjos” são: produtos online e compras coletivas. Os apresentadores globais Angélica e Luciano Huck são exemplos. Eles mantém participações nas empresas Baby.com e Peixe Urbano, respectivamente. O empresário Eike Batista, que investe em diversos ramos da economia, entre eles, os mercados de telefonia e de tecnologia é outro grande exemplo do conceito no País.

Estes investimentos têm como origem, o capital adquirido em uma carreira sólida de executivo ou de empresário. A colaboração do novo “Investidor- Anjo” é financeira e intelectual, ou seja, além do capital empregado, a empresa conta também com as experiências e os conhecimentos do investidor – o que se conhece por smart-money. Entretanto, tal investidor tem participação minoritária na empresa e não pode exercer papel executivo na instituição para a qual contribui.

Dividido em duas partes, o livro avalia o empreendedorismo no Brasil e apresenta os benefícios econômicos que esta nova modalidade de investimento proporciona, além de tratar o processo de investimento como um “relacionamento”. Assim, Spina defende a importância da relação “investidor- empreendedor” e esclarece que a transparência das ações é o ponto-chave para o sucesso do negócio. “Se ambos souberem quais são as expectativas de sua contraparte, as chances de sucesso do empreendimento serão em muito ampliadas” – avalia o autor.

Sobre o autor: Cassio A. Spina é formado em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica da USP. Atua como empreendedor há mais de 25 anos no mercado tecnológico da informação. É fundador da Trellis, fabricante de conectividade, que liderou por 18 anos. Atualmente exerce o papel de investidor-anjo em empresas nascentes apoiando seu desenvolvimento.

Investidor-Anjo – Guia prático para empreendedores e investidores
de Cassio A. Spina
176 páginas, Preço: R$ 30,00
nVersos Editora / www.nversos.com.br/

Serviço
Lançamento do livro “Investidor-Anjo – Guia pratico para empreendedores e investidores”, com palestra gratuita do autor 
Tema: Os Desafios na Obtenção do “Investimento-Anjo”
Data: 08.12.11
Horário: 18h30
Local: Livraria Cultura – Shopping Market Place
Endereço: Av. Dr. Chucri Zaidan, 902 – Santo Amaro
Informações: http://www.livrariacultura.com.br/

 

Fonte: JorNow

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s