Peça conta história para pedir perdão

Encenação de Luís Antônio – Gabriela, da cia. paulista Mungunzá, narra a trajetória real do irmão travesti do diretor Nelson Baskerville

Não se fica alheio ao espetáculo Luís Antônio  Gabriela, da Companhia Mungunzá de Teatro, de São Paulo. Encenada no Teatro Luiz Mendonça, a montagem mescla passagens fortes a números musicais em um espaço cênico marcado por instalações de vídeo realizadas pelos próprios atores. As variadas formas encontradas pelo grupo para contar a história do personagem central, que é dois ao mesmo tempo, não deixam o espectador escapar do que vem do palco. Ao contrário, se é impregnado pela trajetória do menino que se descobre nascido no corpo errado.

A narrativa de Luís Antônio – Gabriela é veloz. Por vezes, segue uma linearidade, em outros momentos, envereda pelas lembranças dos personagens. Apresenta uma proposta não realista, como explica o diretor Nelson Baskerville em um curto vídeo que surge no meio do espetáculo. Ele é também personagem-chave da montagem, cuja temática central é a vida de Luís Antônio, seu irmão mais velho, que se torna travesti na São Paulo dos anos 1970 e morre fazendo shows em Bilbao (Espanha), como Gabriela.

O diretor da peça é representado pela atriz Verônica Gentili, que oferece interpretações sutis a uma das principais passagens do espetáculo e aos seus desdobramentos: quando Nelson (apelidado de Bolinho) é abusado pelo irmão Luís Antônio, chamado de Bolota, na infância. O primeiro tinha perto de sete anos, enquanto o segundo passava dos 15. Mais que pelo impacto, a passagem impressiona pela franqueza com que é construída por Baskerville.

 

Fonte: JC Online

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s