Por onde tudo começa

Por Abraham Shapiro

A tarefa daquela equipe em treinamento em vendas era estudar o assunto “Objeções”. O livro que usamos é bastante prático, e se chama: “A Bíblia de Vendas” – uma obra importante, fácil de ler e de praticar.

No dia seguinte, cheguei à sala de treinamentos da empresa e chamei um dos profissionais para uma rápida sabatina diante dos colegas. Perguntei: “O que você tem a dizer sobre objeções em vendas?” Ele explicou com segurança várias situações do livro. Na primeira pausa, eu fiz outra pergunta: “Vejo que você estudou e aprendeu pontos úteis sobre o tema. Mas existe algo mais importante e que antecede isto. Você consegue dizer-me o que é?” Ele fez tentativas, porém não chegou ao que eu esperava que descobrisse. Tentei ajudar, dizendo: “Por onde tudo começa? Qual é o princípio de qualquer situação?”

Ele mostrou dúvida. E eu expliquei: “Antes de se saber como superar objeções, você deve saber O QUE É UMA OBJEÇÃO. Este é o conceito. Depois que se conhece o conceito, o item seguinte são ‘os sintomas’ de que o cliente está impondo uma objeção, ou seja, os sinais que ele emite”.

Se você vai ao médico e lhe diz que sente uma forte dor de cabeça, ele não indica um remédio sem antes fazer perguntas para conhecer os seus sintomas. Após identificar estes sintomas, ele agora tem como fazer um diagnóstico da dor e determinar o medicamento a ser prescrito no tratamento.

Na prática, em qualquer situação, procure conhecer primeiro o conceito do assunto. Vale consultar o google, um dicionário ou um livro especializado. Em seguida, descubra de que forma esta situação pode ser identificada com certeza. Só depois destes dois passos você estará pronto para decidir o que fazer a respeito.

Este é um procedimento útil em qualquer situação da vida e do trabalho. Primeiro o conceito, depois como identificá-lo e, por fim, a técnica de aplicação.

Pratique. Aplique! E quando constatar que funciona, ensine aos demais.

 

Fonte: Shapiro Consultoria – Blog Profissão Atitude

O livro “Torta de Chocolate não mata a fome – Inspirações para a vida, o trabalho e os relacionamentos”, de Abraham Shapiro, será lançado pela nVersos Editora, em 2012.

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s