Leve 4 por R$ 2,00

Por Abraham Shapiro

Consumo é um campo de estudo comum tanto ao Marketing quanto à Economia. Tem recebido uma grande leva de psicólogos que estudam o comportamento e os hábitos mais importantes das pessoas na hora da compra.

Muitas das pesquisas realizadas por estes especialistas estão sendo divulgadas na literatura técnica científica. Algumas são bastante curiosas e até simples, como a que foi realizada em supermercados e mediu o acréscimo de 32% nas vendas de um determinado item anunciado como: “Leve 4 por dois reais” sobre o mesmo produto a R$ 0,50 cada, o que dá na mesma.

Eles descobriram que a técnica funciona com consumidores indecisos. E fica mais poderosa se a loja estabelecer um limite de compra, tipo: “máximo 10 unidades por cliente”. Isso turbina as vendas mesmo sem nenhuma promoção real.

Quando alguém vai às compras sem ter ideia clara da quantidade a ser adquirida, acaba fisgado pelas sugestões. É aí que entram as técnicas de marketing de que quase todos os supermercados estão cheios. Naquele caso, mesmo que não leve 10 produtos, o número, incoscientemente, puxa para cima a avaliação de quantas unidades a pessoa precisa.

Tudo bem. E daí? O que fazer para não cair nesse tipo de cilada? A proposta importante, que resolve este problema bastante comum, é ressuscitar a velha e eficiente lista de compras. E não deixe de incluir nela a quantidade necessária a ser comprada de cada item. Evite decidir na hora quantas unidades levar. Você consegue resultados muito favoráveis a você quando vai à loja já sabendo o que e quanto comprar. Por exemplo: “Vou comprar 8 sabonenes”.

Defina-se, e o seu dinheiro vai trabalhar a seu favor.

 

Fonte: Shapiro Consultoria – Blog Profissão Atitude

Em 2012, a nVersos Editora lançará o livro “Torta de Chocolate não mata a fome – Inspirações para a vida, o trabalho e os relacionamentos”, de Abraham Shapiro.

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s