O que é um Investidor-Anjo e como verificar seu comprometimento? Por Cassio A. Spina

O Investimento-Anjo é originário dos EUA, aonde é conhecido como Angel Investor ou Business Angel, sendo que sua prática tem as seguintes caracteríscas comuns:

1. Efetivado por Pessoa física (que pode investir através de uma PJ sua, mas com recursos e trabalho próprios; não de terceiros*).
2. Investe em empresas nascentes (startups), exclusivamente para aporte da empresa (cash-in).
3. Tem normalmente uma participação minoritária no negócio.
4. Não tem posição executiva na empresa, mas apóia o empreendedor com seu conhecimento, experiência e relacionamento, além dos recursos financeiros. Isto é conhecido como smart-money.
*O Investimento com recursos de terceiros é chamada de “gestão de recursos”, efetivada por fundos de investimento e similares que é uma modalidade muito importante e complementar a de Investimento-Anjo, normalmente aplicada em aportes subsequentes.

O Investidor-Anjo pode exercer outras atividades, incluindo a de empreendedor, executivo, gestor de fundos, advisor ou até consultor, assim o mais importante é que nas relações entre investidores-anjo e empreendedores sempre existam mutuamente:
1. Transparência = sempre deixar claro quais são seus interesses e intenções.
2. Honestidade = nunca “tirar vantagem” da outra parte e/ou de terceiros.
3. Compromisso = nunca se comprometer com algo que não vá cumprir.
4. Equilíbrio = buscar sempre condições que sejam equitativas para ambas as partes.
Deixando sempre claro se naquele negócio estará atuando como Investidor-Anjo ou em outro papel. Acreditamos que sempre agindo desta forma, não importa se o investimento é anjo ou outro tipo, desde que seja bom para todos, é válido.O Investimento-Anjo em uma empresa é normalmente feito por um grupo de 2 a 5 investidores para diluição de riscos e compartilhamento de dedicação. Mas observar que a tendência mais atual e eficiente para o Investimento-Anjo é que seja definido um Investidor-Líder (Lead Investor ou Deal Leader se o seu investimento for com trabalho apenas) que faça a pré-avaliação do projeto e negociação com o empreendedor, para então seja apresentado a outros investidores-anjo (chamados neste caso de seguidores ou followers) para que o processo de investimento seja mais rápido e efetivo, pois efetivar todo processo em grupo, pode ser muito lento, uma vez que até para marcar uma simples reunião poder ser um verdadeiro desafio para conciliar as agendas de todos, sem contar que obter consenso pode levar meses.

É claro que o Investidor-Líder deve ter uma remuneração pela sua dedicação adicional, mas não em dinheiro e sim tendo uma diferenciação na sua participação % do negócio, devendo para tanto ter disponibilidade de tempo para efetivar todo processo. Nada impede que um mesmo Investidor-Anjo atue como líder de um negócio e seguidor de outro; isto até aumenta sua produtividade e oportunidades. Por outro lado, se a atividade principal do Investidor-Anjo for outra e tiver pouca disponibilidade para dedicar-se a conduzir todo processo, é recomendável que busque ser um seguidor.

Infelizmente, como em todas atividades, também acontece de a designação de Investidor-Anjo ser utilizada com segundas intenções, que pode ser desde apenas ter um “hobby” (sem efetivar investimentos ou sem relevância) até querer “vender serviços” ou conseguir um emprego, assim, para verificar o comprometimento de quem se apresentar como Investidor-Anjo, sugerimos efetivar uma pesquisa sobre o mesmo ou, se não encontrar as informações abaixo, efetivar as seguintes perguntas para ele:

1. Poderia contar um pouco da sua experiência e histórico profissional? Um investidor-anjo normalmente teve um histórico de sucesso, em posições de alto nível executivo e/ou empresarial.
2. Desde quando é Investidor-ano e em quais empresas já investiu? Depois verifique as empresas que ele citou. O normal é que um investidor-anjo efetive no mínimo um investimento por ano. Se informar que não efetivou nenhum investimento, não se acanhe em perguntar o por que? Respostas do tipo: “não apareceram até agora oportunidades boas o suficiente” indicam um investidor que ou é muito exigente ou não pretende fazer investimentos. Não descarte de imediato novos investidores-anjo, pois pode ser uma boa oportunidade para você; apenas avalie bem aqueles que estão atuando há mais de um ano sem ter feito nenhum investimento ou há vários anos com apenas uma ou duas empresas investidas.
3. Você pretende receber alguma remuneração da empresa pela sua dedicação? Não é normal um investidor-anjo querer receber pagamentos em dinheiro da empresa (por participação até pode ser negociado), até por que viria de seus próprios recursos investidos, exceto se o empreendedor precisar e desejar que ele tenha uma função executiva, mas neste caso, o investidor está mais para um “sócio”.
4. Qual a faixa de recursos financeiros próprios você investe por empresa? Verifique se o valor que ele pretende investir é compatível com sua necessidade, lembrando que normalmente investidores-anjo fazem investimentos em conjunto, assim, somando seus recursos.
5. Quanto tempo você demora para avaliar um negócio? O normal é que um Investidor-Anjo dê uma resposta inicial em uma semana a 15 dias no máximo e, conforme a evolução da negociação, mantenha contato pelo menos semanalmente. “Investidores” que não se comprometem a responder num prazo razoável demonstram desinteresse em fazer investimentos.
6. Você atua como um Investidor-Líder e/ou como seguidor/follower? É importante que saiba isto para certificar quanta dedicação ele poderá dar na condução do investimento.
(Cássio Spina é formado em Engenharia Eletrônica pela USP, atuou por mais de 25 anos no mercado de TI, sendo o fundador da Trellis, fabricante de produtos de conectividade. Atualmente investe em empresas nascentes apoiando seu desenvolvimento, foi diretor executivo da associação São Paulo Anjos e atualmente é Investidor-Líder da Anjos do Brasil.)
Fonte: info.abril.com.br
A editora nVersos convida a todos a participar no 28 de fevereiro às 9h para o lançamento do livro Investidor Anjo do autor Cassio A. Spina no CIEE – Centro de Integração Empresa Escola (Rua: Tabapuã, 540 – Itaim Bibi- São Paulo-SP/ No auditório – Ernesto Igel- 2° andar), onde acontecerá uma palestra sobre o tema, durante o coquetel após a paletra o autor autografará o livro.


Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s