Em outubro, mostra sobre a revista “O Cruzeiro”

Principal revista semanal da primeira metade do século XX, a revista “O Cruzeiro” ganha uma exposição no Instituto Moreira Salles, em outubro, trazendo capas emblemáticas da publicação.

A data de abertura já foi definida, dia 30 de outubro, e a curadoria ficará por conta de Helouise Costa. O título provisório da mostra é “Fotógrafos da revista ‘O Cruzeiro’ – fotografia e fotojornalismo no acervo do Instituto Moreira Salles”.

O IMS tem em seu acervo, arquivos de fotógrafos que atuaram intensamente na publicação. Nomes como José Medeiros, Peter Scheier, Henri Ballot e Marcel Gautherot terão suas imagens expostas na mostra. O trabalho destes fotógrafos é apresentado como pano de fundo para apresentar questões pertinentes à história da revista – e da imprensa ilustrada em geral.

O foco são os anos 1940 e 1950, período de maior representatividade desta publicação.

O histórico das revistas ilustradas no Brasil e os temas polêmicos tratad0s pelo “Cruzeiro” como a documentação dos rituais religiosos afro-brasileiros, a questão indígena e os problemas sociais ganham destaque na mostra. As diferenças entre as fotografias originais e as versões editadas nas fotorreportagens também serão abordados.

 

Fonte: CatracaLivre

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s