O que sua startup ganha (e perde) com um investimento

O capital de um novo sócio é muito bem vindo, mas nem tudo é uma maravilha nesta relação; fundos trazem experiência e cobrança

São Paulo – Tiger, Accel, Monashees, IG Expansion. Os novos empreendedores digitais provavelmente já ouviram um desses nomes. Todos são fundos de investimento focados emstartups, especialmente as de internet, que ganham mais nome a cada dia, com novos investimentos constantes.

Mais do que capital, estes fundos trazem conhecimento para as empresas. “Além de possibilitar que eu trabalhesse na empresa full-time, o investimento trouxe uma reputação, um nome para a startup”, define Eduardo L’Hotelier, empreendedor e sócio do GetNinjas, que recebeu aportes da Monashees Capital e da Kaszek Ventures.

Dinheiro e conhecimento

A orientação geral dos especialistas é que nenhuma empresa deve receber um investidor pensando só no capital. O mais importante é usufruir da tal reputação do fundo e dos contatos que ele pode trazer. “A decisão de ter um investidor não é trivial. É um casamento de estratégias”, opina Marcio de Oliveira Santos Filho, associado da Inseed Investimentos e coordenador do Desafio Brasil.

Como na maioria dos relacionamentos, os altos e baixos são comuns. “Uma coisa é um negócio com um sócio ou dois. Outra coisa é ter um investidor que não acompanha o dia a dia. Precisa mantê-lo informado e usufruir o que ele pode contribuir para o negócio. Conforme o tipo de investimento, o nível de exigência aumenta”, diz Cassio Spina, investidor-anjo e presidente da Anjos do Brasil.

Por isso, a primeira grande mudança que a chegada de um investidor provoca é a mudança na rotina. “A gente recebeu investimento de um grande grupo americano e a nossa vida mudou”, conta Olivier Grinda, fundador e CEO da Shoes4you, empresa de venda de sapatos por assinaturas que recebeu investimentos da Redpoint Ventures.

 

Leia a matéria na íntegra clicando aqui.

 

Aproveite e adquira agora mesmo o livro ‘Investidor Anjo’, de Cassio A. Spina, pelo site da nVersos.

 

Fonte: Exame

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s