O impresso diz adeus: Enciclopédia Britânica deixará de publicar seus 32 volumes em papel

Depois de 244 anos, Enciclopédia Britânica deixará de publicar seus 32 volumes em papel

Era uma morte anunciada, mas não deixa de provocar algum espanto. Depois de 244 anos de publicação ininterrupta em papel, a Enciclopédia Britânica informou que não mais terá uma versão impressa dos seus 32 volumes. Quando a última tiragem física da publicação acabar (ela ainda está à venda), restarão apenas as suas versões digitais.
“O fim dos volumes impressos é algo que prevíamos há algum tempo”, afirmou Jorge Cauz, presidente da Enciclopédia Britânica, em comunicado divulgado pela empresa. “É o passo mais recente de nossa evolução, da editora de publicações impressas que éramos para a criadora de produtos educacionais digitais que somos hoje.”
De acordo com uma matéria da The Bookseller, que cita um porta-voz não identificado da companhia, a venda de volumes impressos da Enciclopédia caiu drasticamente nos últimos cinco anos e hoje representa menos de 10% do lucro operacional. Segundo essa fonte, em 2010 foram comercializados apenas oito mil exemplares impressos da publicação, contra 120 mil que eram vendidos em 1990.
Ao anunciar o fim dos volumes em papel, a empresa ressaltou que oferece diversas versões eletrônicas da enciclopédia, que são “continuamente atualizadas” e têm “conteúdo significativamente maior” do que o formato impresso. Recentemente, foram lançados aplicativos  da publicação para aparelhos da Apple.
A Enciclopédia Britânica, cuja sede fica em Chicago, nos Estados Unidos, foi publicada pela primeira vez na Escócia em 1768.
Fonte: Publish News
Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s