Sexo no plural e sem vergonha!

Editora nVersos lança livro fotográfico, rico em ensaios textuais e provoca uma legítima discussão sobre a sexualidade

A sexualidade faz parte de todos, está no dia a dia e no empírico de cada um. Para trazer a discussão às rodas de amigos, à família, aos bares, faculdades e onde houver pessoas dispostas a falar sobre o assunto, chega às livrarias a obra Flexões Um estudo sobre a sexualidade plural.

Idealizado por André Martins e João Zambom, com o apoio do Proac, Programa de Ação Cultural, e publicado pela editora nVersos, o título é um estudo que vai além das fotografias.  Do elo da comunicação formado por sujeito, verbo, tempo e modo, Flexões abre espaço para as pessoas expressarem o que pensam e o como agem em relação à sexualidade. Em busca de abrangência, são abordados temas como Cross Dressers, fetiches, homossexualidade, sexo grupal, voyerusmismo, padrões de beleza, entre outras modalidades.

A obra toda é composta por fotos dos Pelados (forma carinhosa como André e João chamam os colaboradores que foram fotografados nus) e é dividida em três partes: Tempo, Modo e Sujeito.

Na primeira, Tempo – Um outro olhar, o leitor encontra a opinião de diversos profissionais. “Esses textos surgem em diferentes formatos: artigos, entrevistas, contos, poemas, depoimentos e considerações”, define a página de abertura do capítulo. Entre os autores estão a drag e jornalista Cindy Butterfly, com o texto Primitivo Instinto Primitivo; a ginecologista Renata Magalhães, com a análise intitulada Mulher e a entrevista com o presbítero José Roberto, nomeada Glória. Todas as sessões são ilustradas com as fotos dos Pelados, que aproximam o leitor de cada tema abordado, tornando possível uma discussão entre a obra e quem a lê.

Modo – Tudo junto e misturado, a segunda parte de Flexões, traz a discussão grupal “Debates para se descobrir a opinião de cada um e, ao mesmo tempo, uma visão coletiva da sexualidade plural”. Entre os temas discutidos ao longo de 2012, estão Bunda e Aceitação, que foram abordados no espaço Ação Educativa e Juventude, no Centro Cultural São Paulo. Os diálogos e discussões foram impressos na íntegra e sem qualquer interferência dos organizadores, pois a ideia foi apresentar no livro as opiniões e argumentos reais, para que o leitor tenha total liberdade de entendimento.

A última parte tem como foco a visão de cada indivíduo, por isso foi intitulada Sujeito – Cada um. Durante um mês, foram expostas algumas fotos em 10 locais de São Paulo, coletados os depoimentos e então inseridos no livro. “O foco aqui é a visão de cada um, mantendo não só a opinião, mas o modo como a pessoa escreve” esclarecem os organizadores na página de abertura. Entre os locais que foram selecionados estavam o Sarau Vila Fundão, o Espaço Mundo Pensante, a Casa Jaya, entre outros. As fotos escolhidas pelos organizadores para a exposição traziam alguns Pelados com a temática de Casamento, Idade, Sucesso, entre outros.

“O resultado é uma obra com cara de estudo inacabado, sem começo, sem meio e, principalmente, sem fim”, é como André e João definem a obra. Flexões vem para atiçar os sentidos das pessoas e mostrar que sexo não combina com vergonha e sim com liberdade, respeito e muita discussão.

Algumas fotos do livro serão expostas na Rampa da Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, entre os dias 29 de maio e 5 de junho de 2013.

Confira o cronograma completo: http://migre.me/eIaAX

Editora: nVersos
Edição: 1º edição
Formato: 21 x 28 cm
Páginas: 232 páginas
Preço: R$ 56,00
ISBN: 978-85-64013-67-4

Sobre os organizadores:
André Martins
Ator, André se formou pela Universidade Anhembi Morumbi, bacharel em Teatro e licenciado em arte-educação. Atua na cena teatral paulista há mais de 10 anos. Seus últimos trabalhos de destaque foram: o espetáculo circense “O Circo do Seu Lé”; o estudo machadiano proposto pelo Teatro Agora “GL5;17 – um Experimento no Purgatório”; a seleção de contos mediterrâneos “Contos de Mulheres Sábias”, dirigido pelas Meninas do Conto; e o infantil, indicado a 2 prêmios FEMSA-Coca Cola, entre eles o de Melhor Ator, “A Nova Roupa do Rei”.

Para desenvolver intervenções artísticas, como performance, criou a produtora Clementine, tanto para eventos sociais como para interferências urbanas. Explorou com performances fotográficas o universo das Cores no trabalho “Cores para Frank”, que ficou em exposição em diversos espaços, como Feira Como Assim?!, na Praça Benedito Calixto, Casa Jaya, Espaço Mundo Pensante, entre outros.
Como arte-educador, foi responsável pela criação artística dos projetos do
Parque Explora Mundi e da produtora Eloin Cultura e Sustentabilidade. No parque desenvolveu projetos de arte educação para crianças de todas as faixas etárias, com os seguintes temas: “Construção de Identidade”, “Festival da Sustentabilidade”, “EcoExplora”,“Festival Africano”, “Multiculturalidade”, e atualmente desenvolve o projeto de contações de história com a Cia Cínica e Cia Atos, com temas diversos de saúde, cultura, e desenvolvimento humano.

João Zambom
João formou como publicitário na Faculdade Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e iniciou a carreira na área criativa de agências como Milk & Co. Já trabalhou como assistente de produção em longas metragens como o filme “Corpo”, mas firmou sua carreira como designer a partir do mercado editorial.

Já trabalhou como designer em grandes editoras como Abril e Globo, atuando especificamente como diagramador em revistas como Vida Simples, Crescer, Quem Acontece, Criativa e outras revistas customizadas. Integrou a equipe da Blush Branding, agência de publicidade voltada a buscas criativas e inovadoras para agregar valor as marcas. A empresa atua no ramo da moda nacional, tendo como clientes grandes grifes como Blueman, Bo.Bô, Auslander, Sergio K. e Vide Bula. Além de layouts, participa ativamente das sessões de fotos e busca de ideias inovadoras para os clientes.

Editora nVersos na internet:
http://www.nversos.com.br/
http://www.facebook.com/nVersosEditora
http://twitter.com/@nVersosEditora

 

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s