Abraham Shapiro no Época Negocios

O Época Negócios publicou matéria sobre família e negócios com o autor Abraham Shapiro. Confira!
O que um pai empresário pode fazer por seu filho?

Dar-lhe estudos? Sim.

Orientá-lo. Claro.

Proporcionar experiências em outros negócios? Outros países?

Lógico. É até aconselhável.

Contar a ele sua história, mostrando as dificuldades e facilidades? Isto é ótimo.

Mas o que eu acabo de citar é óbvio – todos sabem que é preciso. Mas isso não fará do filho uma continuidade de sucesso.

O que falta? Duas coisas. E eu as considero definitivas.

A primeira é: comunicar ao filho todos os segredos da vida, da empresa e do negócio. Falo daqueles pontos que o pai talvez nunca revele espontaneamente a alguém. Coisas que fizeram parte dos momentos decisivos de sua trajetória: como resolveu as grandes preocupações, as malícias etc. Você poderia ter vergonha de narrar estas coisas a qualquer um – mais ainda aos seus familiares. Mas se você está fazendo um sucessor, ele tem de saber de tudo. Tem de saber.

A segunda coisa é: o pai deve permitir ao filho observá-lo de perto, e aprender com suas atitudes.

Eu trago comigo um princípio de educação que, a cada dia, e a cada experiência vivida nas tantas empresas em que atuo, convenço-me de sua veracidade e aplicabilidade.

Leia devagar: “Você jamais conseguirá ensinar lições aos seus filhos. Mas você os verá fazer tudo o que eles o viram fazer”.  Traduzindo: se você conseguiu alcançar resultados importantes na sua vida profissional, para a sua empresa, e deseja fazer do seu filho uma continuidade de sucesso, deixe-o caminhar a seu lado. Permita que ele veja você pensar, decidir e agir.
Certas coisas jamais poderão ser transmitidas por palavras. Mas tão somente por atos.

E lembre-se para sempre: sucessão não é um processo de criação de um clone. Mas de desenvolvimento de alguém que precisa tornar-se capaz de subir sobre os ombros de um gigante e olhar para um horizonte mais longínquo do que ninguém jamais viu antes dele.

—————–

 

Abraham Shapiro (Foto: Divulgação)Abraham Shapiro é engenheiro e psicólogo. Atua em consultoria empresarial há 20 anos nas áreas de Gestão de Empresas Familiares e Gestão de Pessoas. É o coach de dirigentes de várias das maiores empresas do país. É escritor e blogueiro, com publicações diárias no blog Profissão Atitude e autor do livro Torta de Chocolate Não Mata a Fome – Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos, editora nVersos. É produtor e apresentador do boletim diário de negócios Profissão Atitude na Rádio CBN de Londrina e Maringá.

 

 

Fonte: Epoca Negocios

Link: http://epocanegocios.globo.com/Inspiracao/Empresa/noticia/2013/12/como-desenvolver-um-sucessor.html

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s