Sesc discute mudanças no mercado literário do Brasil

Começou na última quarta-feira (15/01) e se estende até o dia 12 de feveiro o ciclo de encontros “O Mercado de Livros do Brasil”, organizado e sediado pelo Sesc, o evento promove palestras e encontros semanais e conta com representantes de várias áreas do mercado literário brasileiro, entre eles a gerente de comunicação do site Estante Virtual, Marina Thomé, o sócio-gerente da livraria do Espaço Itaú de Cinema, Ronaldo Rangel. O publisher da Zarabatana Books, Claudio Martini, foi o primeiro a participar.

O Brasil atualmente é o nono maior mercado literário do mundo, atrás dos EUA, China, Alemanha, Reino Unido, Japão, França, Itália e Espanha, e embora uma parte disso seja creditada ao governo, com as encomendas de livros para uso escolar e para formação de acervo em bibliotecas, essa evolução não passa pelo mercado sem trazer com ela outras transformações. Uma dessas transformações é a força da rede de sebos e livreiros “Estante Virtual”, que conta com 12 milhões de exemplares numa rede que liga cerca de 1350 vendedores, numa média de venda de 8 mil livros por dia.

Os novos rumos do mercado literário nacional não se resumem a uma rede de vendedores, novas ferramentas, como o financiamento coletivo, também têm sido determinantes para o novo posicionamento do país no mercado literário. Em particular o crowdfunding, uma vez que por restrições de demanda de mercado, força de trabalho e restrição orçamentária, o “caminho tradicional” acaba deixando muitas publicações para trás. De acordo com a Biblioteca Nacional, existem atualmente de três a seis milhões de obras aguardando publicação, e o crowdfunding tem se provado a melhor opção devido ao controle de qualidade e possibilidades de distribuição. É sobre esse mercado, transformando-se a olhos vistos, que o ciclo se propõe a, com o perdão do trocadilho: “fazer uma leitura”.

Abaixo você confere a programação do evento:

22/01 – Brazilian Publishers: internacionalização do mercado editorial. Com Dolores Manzano.
Se propõe a discutir a nova posição do mercado editorial brasileiro, suas causas, como as encomendas do governo, e consequências, como a elevação da qualidade do mercado para atender à demanda de produtos e serviços, usando como ponto central o Projeto Setorial Brazilian Publishers.

 29/01 – Estante Virtual: comércio eletrônico de livros. Com Marina Thomé.
Com colaboradores espalhados por 339 cidades do território nacional. A livraria online está entre as maiores vendedoras do Brasil. Na palestra, será apresentada a experiência do portal relatando-se as potencialidades de alcance dos sebos com o suporte eletrônico.

05/02 – Financiamento coletivo e o mercado editorial. Com Bernardo Obadia.
Experiência com o crowdfunding como opção de publicação de escritores para contornar o gargalo a que é submetido o mercado tradicional, usando o estudo de caso da rede Bookstart, que dispõe de profissionais para acompanhar todo o processo editorial, criando parcerias com editoras e escritores para expandir as ofertas de livros no mercado.

12/02 – De leitor a livreiro: um relato de caso. Com Ronaldo Rangel Rodrigues.
Ronaldo Rangel Rodrigues contará o seu percurso de 21 anos como livreiro, refletindo sobre o mercado de livros no Brasil, seus impasses e desafios, como a concorrência com grandes livrarias, e os impactos das novas tecnologias na comercialização de livros e compartilhamento de informações.

O evento vai até o dia 12/2 e acontece na Rua Dr Plínio Barreto, 285, no 4 andar do prédio da Fecomércio, no bairro Bela Vista. As entradas vão de 18 reais para comerciários e associados do Sesc, 30 para a meia entrada e 60 reais a inteira.
As inscrições podem ser realizadas em qualquer unidade do SESC ou através do Siteaustria-st.-florian-monastery-library-art-Favim.com-471321

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s