Quadrinista japonês recebe o Oscar dos quadrinhos na França

O mangaká (autor das revistas em quadrinhos tradicionais japonesas, os mangás) Katsuhiro Otomo foi o premiado na última quinta-feira com o Grande Prêmio do Festival Internacional de Quadrinhos de Angoulême, na França. A premiação é considerada o Oscar dos trabalhos em banda desenhada, e torna Otomo o curador da próxima edição do Festival em 2016. Neste ano, o curador (e vencedor de 2014) foi o histórico Bill Watterson, pai de Calvin e Haroldo, dois dos mais carismáticos personagens de tirinhas da história.

nVersos 3

Otomo é famoso por seu mangá Akira, considerada uma obra-prima das histórias em quadrinhos japonesas (e mesmo entre as histórias em quadrinhos do mundo), e concorreu com os não menos sagrados Alan Moore (autor de Watchmen, V de Vingança, A Liga Extraordinária e Monstro do Pântano, possivelmente o roteirista mais importante das HQ’s) e com o belga Hermann (“Jeremiah”). O nipônico recebeu 38% dos votos dos jurados e se tornou o primeiro quadrinista japonês a receber a honra. Otomo também é considerado o responsável pela popularização do mangá na Europa e é um dos únicos mangakás a entrar para o hall da fama do prêmio americano Eisner Awards.

O festival de Angoulême é o mais importante dos quadrinhos e reúne os mais importantes artistas do gênero em palestras e tardes de autógrafos. Atualmente na 42ª edição, o evento recebe, durante a semana, excursões escolares, um dos motivos de o quadrinho ser uma obra tão popular e respeitada na França. O festival também é onde jovens artistas procuram oportunidades e conta ainda com um museu dedicado às HQs.

nVersos 1nVersos 2

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s