Ex-aluno doa biblioteca no valor de 300 mil dólares para Universidade de Princeton

A tradicional Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, recebeu de herança de um ex-aluno uma biblioteca com acervo de 2.500 livros e manuscritos únicos, que têm o valor avaliado em aproximadamente 300 mil dólares.

O autor da doação é o bibliógrafo e erudito William Scheide, falecido em novembro de 2014, que expressou o desejo de doar a coleção à Universidade em seu testamento. Scheide é a segunda geração de estudantes de Princeton em sua família, tendo sido precedido nos corredores da instituição por seu pai, John Hinsdale Scheide. Foi também de seu pai, que William Scheide herdou a biblioteca, que antes havia sido iniciada pelo avô, William Taylor Scheide, ainda em 1865.

A doação é considerada o maior presente da Universidade Princeton, o acervo já estava abrigado na Universidade desde a morte da mãe de William Scheide, em 1959, e agora se torna oficialmente parte da biblioteca da instituição.

O legado do erudito para a instituição possui, entre outras obras, seis das primeiras bíblias impressas, incluindo uma Bíblia Gutemberg de 1455. Além disso, o acervo também possui partituras originais de Beethoven do século XIX e manuscritos de Johann Sebastian Bach, Mozart, Richard Wagner e Franz Schubert, uma cópia impressa original da Declaração de Independência americana, um discurso manuscrito de Abraham Lincoln de 1865 sobre os problemas da escravidão, e uma carta e telegramas originais do general Ulysses Grant durante as últimas semanas da Guerra Civil.

O Presidente da Universidade e a responsável pela biblioteca destacaram o valor de pesquisa da doação de Scheide, afirmando que há descobertas a fazer em cada volume.

Fonte: Cultura EstadãoUNIVERSIDAD DE PRINCETON EN EEUU HEREDA BIBLIOTECA POR 300 MILLONES DE DÓLARES

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s