De vilã a heroína: imagem de Angela Merkel mudou entre as crises grega e dos refugiados

Afinal, Angela Merkel já não é uma ditadora?

Angela_Merkel_1

Ficou muita gente surpreendida com a decisão expressa e inequívoca da chanceler alemã de apoiar a vinda de refugiados da Síria e de outros países do Médio Oriente para a Europa, bem como de exigir aos outros países da União que recebam também uma parte proporcional destes refugiados. Acharam que, pela primeira vez, Merkel mostrou humanismo e vontade de ajudar em termos internacionais. Estão enganados: não foi a primeira vez e a atitude, sendo altamente louvável, não é surpreendente vinda de quem vem.

Eleita cinco vezes consecutivas como a mulher mais poderosa do mundo pela revista Forbes, a chanceler alemã Angel.

Merkel protagonizou, nos últimos anos, os papéis de vilã, em relação à crise grega, e de a salvadora dos refugiados, em meio à crise que assola a Europa em 2015.

Merkel foi transformada na vilã dos problemas da Grécia. Isso porque, como principal credora da ajuda financeira à Grécia, a Alemanha exigiu grandes cortes de gastos por parte dos gregos.

Em 2012, a chanceler ofereceu apoio ao programa de reformas e medidas de austeridade do governo grego, enquanto na rua os gregos se manifestavam contra ambos líderes e suas políticas econômicas.

“Merkel tem que entender que os gregos, assim como os espanhóis e os portugueses, têm o direito de viver”, se queixou, na época, o pequeno empresário Grigoris Malamis.

— Os impostos e os preços aumentaram. O povo já não tem dinheiro e a situação é muito ruim, pois ninguém compra. E acho que irá piorar.

Fonte:http://goo.gl/a44kl6

Fonte: http://goo.gl/kkDYHI

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s